quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Epcot - parte 1: Future World East I

O Epcot é um parque muito interessante da Disney.  Pra quem não sabe, EPCOT é a abreviação de Experimental Prothotype Community of Tomorrow (ou algo como Protótipo Experimental de Comunidade do Futuro) e é um parque que nasceu para celebrar as grandes realizações da humanidade, tanto as conquistas tecnológicas como as diferentes riquezas culturais que temos na Terra.  Por isso é um passeio muito especial pra quem visita a Disney em Orlando.


O parque é bem grande e basicamente dividido em duas grandes áreas: o World Showcase – onde diversas culturas são homenageadas através de pavilhões que representam países espalhados pelos continentes – e o Future World, onde se destacam todos os experimentos da Disney que nos levam a uma viagem incrível ao futuro.

World Showcase terá seu espaço garantido em nosso blog, mas nosso passeio pela Epcot começa no Future World.

Por ser muito grande, o Future World está também subdividido em duas partes: East e West.  Hoje especificamente vamos explorar as primeiras atrações do Future World East.

Logo que você entra pelo parque você já dá de cara com o grande símbolo da Epcot – a Spaceship Earth.  Uma grande bola que representa o Universo que é muito bonita.  Um símbolo branco, mas como tudo na Disney sempre impecável em sua limpeza e manutenção.  Vale já tirar as primeiras fotos ali na entrada.  Com a ajuda de um dos fotógrafos oficiais da Disney fica mais fácil enquadrar a família e a gigante Spaceship Earth atrás como cenário!


Vamos às atrações desta primeira parte do Future World East!

Spaceship Earth: ela não é só o símbolo do parque!  Você encontra uma atração fantástica dentro dela, que conta a evolução da humanidade.  Em uma espécie de trem, você vai subindo, subindo, subindo.... e a cada parte desta trajetória dentro da Spaceship Earth você vai encontrando os principais fatos que marcaram nossa história na Terra.  Animações, efeitos, cenografia, tudo impecável.


Na última parte da atração (quando você começa a descer) começa uma viagem ao futuro.   No telão que se encontra a sua frente, você vai escolhendo elementos que você considera importante para a sua vida no futuro... e ao final um vídeo de animação é criado contando como será sua vida daqui alguns bons anos!  Bem divertido!



Mission Space: uma atração que traz uma experiência dos astronautas da Nasa, em uma viagem ao planeta Mercurio.  É uma atração de realmente se tirar o fôlego pois o simulador te coloca em contato com a força dupla da gravidade e as sensações vividas são praticamente as mesmas de um astronauta no momento da decolagem de uma nave espacial, de uma viagem no ambiente sem gravidade, no Pouso em um outro planeta...  nem dá pra descrever exatamente a sensação, por isso mesmo é imperdível.


A Mission Space é uma atração “forte”.  Isso porque esse efeito relacionado a gravidade vem de um movimento de centrífuga que o simulador realiza.  Dentro da cabine, você nem sabe que está girando mas está e não é pouco!  Por isso mesmo, pensando em agradar a todos, ela traz duas filas diferentes: Green Team e Orange Team.  As sensações do simulador no Green Team são mais amenas (os efeitos da centrífuga são minimizados).  Já do Orange Team são as mais fortes, que de verdade te botam em contato com a realidade dos astronautas.  Aí basta avaliar seu grau de coragem e escolher uma das filas!


Em ambas as filas, você chegará a uma sala onde é preparado para a missão.  Em cada um dos simuladores, quatro pessoas exercem papéis diferentes durante a viagem: o comandante, o piloto, o navegador e o engenheiro.  Cada um fica responsável por alguma tarefa durante a missão.  Você vai sendo orientado e vai apertando botões que estão a sua frente.

Test Track: atração da Chevrolet no parque da Epcot.  Uma das minhas preferidas!  É também um simulador onde você participa dos experimentos realizados na concepção de um carro e faz parte dos testes de quatro elementos: potência, capacidade, eficiência e aptidão de resposta.


A atração foi toda remodelada a pouco tempo e tem uma concepção toda futurística.  Pra começar, você é direcionado a um salão onde em painéis do tipo “touch-screen” você monta o perfil do carro que quer testar no simulador.  Escolhe o design, o motor, enfim todos os detalhes do seu carro.


Na sequencia, a simulação em si: você entra em um “carro” e a partir daí a diversão é garantida com curvas fechadas, teste de freio, de temperatura, comportamento do carro em subidas e descidas, tudo isso faz parte do seu trajeto.

Até que ao final, o melhor de tudo: uma arrancada para um teste de velocidade que coloca seu carro a mais de 105km/h em um circuito externo que é de arrepiar!


Ir ao Epcot e não visitar a Test Track é imperdoável!  Programe-se!

Nesta que eu considero a parte I do Future World East você ainda encontra algumas outras atrações: Ellen´s Energy Adventure e Advanced Training Lab.  A primeira, uma viagem pela história das diferentes fontes de energia que existem no mundo. Longa, com 45 minutos de duração.  A segunda, uma área interativa com temática voltada para o mundo dos astronautas que fica logo na saída da Mission Space.





DICAS

  • EPCOT é muito grande mesmo, praticamente tem o dobro do tamanho do Magic Kingdom que já é também muito grande.  Sendo assim, prepare-se para um dia de bastante caminhada porque vale a pena visitar as duas áreas do parque (Future World e World Showcase).  Na viagem que farei em fevereiro, minha visita ao Epcot será em dois dias: um dedicado ao Future World e outro ao World Showcase. 
  • Future World deve ser aproveitada mais pela manhã.  Digo isso pelo fato de ter atrações imperdíveis e portanto geralmente com filas grandes.  Além disso, o agendamento do FastPass+ não permite por exemplo que você escolha no mesmo bloco duas das atrações mais concorridas (Soarin’ Test Track).  Então uma boa pedida é agendar o FastPass+ para uma atração e chegar cedo ao parque para visitar a outra.
  • A dica do mapa no início do passeio, que você pode retirar já na entrada do parque (e em português) vale também aqui.
  • Em Future World eu considero um pouco mais difícil aquela dica de rodar pelas atrações no sentido horário (ou anti-horário).... elas são bem espalhadas e a medida dos horários do FastPass+ ou daquelas que você prefere visitar provavelmente você vai ficar andando de uma ponta a outra...  mas não tem problema, se tiver disposição, o parque é realmente muito bonito, agradável para se caminhar e portanto definitivamente isso não é tão complicado assim.
  • Na tela que você encontra em seu vagão da Spaceship Earth você consegue escolher facilmente o idioma Português.  Assim toda a narração que é feita durante o trajeto pode ser mais fácil de se entender.  E o vídeo de animação que é criado ao final também passa a ser narrado em português, o que é bem legal.

  • Por falar no vídeo criado na Spaceship Earth, uma dica boa: logo no inicio da atração, quando começa a subir, uma foto é tirada, das duas pessoas que estão no vagão.  Tente se posicionar bem, deixando seu pescoço e rosto bem reto e em evidência.  Bobeira?  Pode ser, mas no final quando seu vídeo do futuro for mostrado, você vai aparecer melhor na animação, a imagem fica mais nítida e fica mais divertido se ver nas situações que o vídeo cria.
  • Ao sair da Spaceship Earth, fique de olhos nos telões que estão espalhados por ali!  Em algum momento você vai aparecer lá!  Ah, e não se esqueça de se dirigir a algum dos totens espalhados ao redor deste telão, pois ali você pode enviar o seu vídeo do futuro para seu email pessoal.  É bem fácil: basta digitar seus dados, procurar sua foto e logo o vídeo chega ao email que cadastrou.  Uma lembrança bem legal da Epcot que você consegue neste espaço chamado Project Tomorrow: Inventing the Wonders of the Future


  • Claro que no Mission Space eu recomendo a fila do Orange Team por ser mais radical.  Mas fique atento aos avisos de segurança na entrada da atração para fazer a melhor escolha para sua diversão!  Dica básica para a atração não te dar uma ligeira dor de cabeça ao final: fique sempre de olho na tela do simulador (não gire a cabeça, não olhe para os lados, nem faça a viagem de olhos fechados).  Se focar na tela, vai ver tudo que se passa durante a missão.  As recomendações são dadas antes do início, mas como são em inglês, algumas pessoas podem não entender direito.


  • No Test Track vale um tempo ao final da corrida no pavilhão de exposição de modelos da Chevrolet.  Novidades, protótipos e alguns cenários onde você e sua família/amigos podem tirar fotos nos carros expostos ali.  E o esquema é o mesmo da Spaceship Earth, você pode cadastrar seu email nos totens que ficam em cada um dos cenários e enviar sua foto para o endereço eletrônico.  Também uma ótima lembrança da Epcot!


Posts relacionados (clique nos links abaixo para acessar):
Epcot – parte 2: Future World East II
Epcot - parte 3: Future World West I
Epcot - parte 4: Future World West II

Nenhum comentário:

Postar um comentário